segunda-feira, 14 de maio de 2018

O desafio da mãe nos dias atuais – Como conciliar carreira e maternidade


Aí está uma dúvida que faz parte da vida das mães em todo o mundo. Afinal, como conciliar carreira e maternidade? Será que é possível se manter por perto dos filhos, garantindo momentos de qualidade sem precisar abrir mão do trabalho?
A resposta para essa pergunta não é nada fácil. Afinal, há uma cobrança da sociedade, da família e da própria mãe para estar presente em todas as situações. É preciso cuidar da alimentação de perto, acompanhar os problemas e as vitórias do cotidiano, dar apoio incondicional aos filhos ao mesmo tempo em que se deve ser uma profissional impecável lá fora, pontual, dedicada e focada nos resultados da empresa.
A realidade é que fazer tudo isso ao mesmo tempo não é nada fácil. E que, portanto, é preciso mudar o olhar sobre o papel da mulher em todas essas frentes para conseguir metas reais e alcançáveis. Não há tempo para fazer tudo com perfeição, por isso a própria mãe deve aprender a se desligar de conceitos impostos pela sociedade e encontrar o equilíbrio para si mesma. Sem culpa, sem pressões e sem abrir mão do que considera importante.
A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você nesta caminhada. Vamos lá!

Dicas de como conciliar carreira e maternidade sem culpa.

1. Cerque-se de apoio.

O pai também deve ter as mesmas responsabilidades que a mãe na criação dos filhos. Já foi o tempo em que ele cuidava do lado financeiro enquanto ela se desdobrava em uma infinidade de outras atividades.
O trabalho, as tarefas e a parte boa de ter filhos devem ser divididos por igual. Se você não tem esse tipo de situação em casa, converse com seu parceiro e, sempre que possível, cerque-se de pessoas que vão apoiá-la. Conte com os avós, os tios e tias, padrinhos e madrinhas e peça ajuda sempre que precisar.
2. Verifique se é possível conseguir mais flexibilidade.
Nem toda carreira ou profissão permite este tipo de acerto, mas verifique a possibilidade de conseguir mais flexibilidade no seu dia a dia profissional. Com a internet e as novas tecnologias, esse tipo de acordo é mais facilmente encontrado. Mas só vale se isso também satisfizer seus objetivos profissionais e pessoais.
3. Defina o que é mais importante para você e sua família e trace objetivos.
Saber aonde se deseja chegar é o primeiro passo para o sucesso. Isso vale tanto para a sua carreira quanto para a vida pessoal. E esse é um dos segredos de como conciliar carreira e maternidade.
O que é mais importante para você? Conseguir o sucesso profissional e se destacar no trabalho? Ter uma vida mais tranquila ao lado da família? Onde se imagina daqui a alguns anos? Sem preconceitos ou ideias pré-concebidas, faça um plano e siga o caminho que achar melhor.
4. Não se culpe.
Não se culpe se não conseguir estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso é humanamente impossível. Defina as prioridades da sua vida, levando em consideração a felicidade dos filhos, mas sem abrir mão da própria.
Afinal, algum dia, eles vão cuidar de suas próprias vidas e gostar de olhar para trás com carinho, admirando a mãe que tiveram e o exemplo que ela deixou. Este é um dos maiores segredos de como conciliar carreira e maternidade: viver sem culpa, respeitando suas vontades e dedicando aos filhos o tempo que for possível, mas com a maior qualidade do mundo.
E você, tem alguma dica para conciliar a carreira com a maternidade? Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário