quarta-feira, 28 de setembro de 2016

6 dicas para fazer uma criança gostar de ler

Resultado de imagem para leitura

Despertar na criança o gosto pela leitura não é tarefa fácil. Mas não é impossível, você vai conseguir. Siga as dicas, adapte quando necessário e você terá um resultado positivo.

1) Respeite o gosto da criança
Ter prazer com a leitura é essencial, e aprender a escolher por conta própria faz parte da formação do leitor. Ajude na seleção de opções, mas deixe a criança decidir o que ela vai ler.

2) Crie o ambiente ideal
Facilite a vida da criança. Providencie um local confortável e bem iluminado para a leitura, guarde os livros em um lugar onde a criança possa pegá-los por conta própria e desligue a televisão.

3) Visite livrarias e bibliotecas
Livrarias e bibliotecas têm acervos maiores e mais interessantes do que nossas casas, e geralmente possuem espaços exclusivos para crianças. Use esses ambientes para fortalecer o gosto pela leitura.

4) Use a tecnologia a favor
Ebooks com recursos audiovisuais são divertidos e tablets permitem armazenar os recursos tecnológicos, sem abandonar a magia do livro impresso.

5) Entre na brincadeira
Representar personagens dos livros, buscar informações sobre a época retratada ou na qual a obra foi escrita, visitar locais que ajudem a ilustrar as histórias. Tudo é valido para criar encanto em torno da leitura.

6) Não deixe virar obrigação
A criança deve encarar a leitura com uma grande brincadeira. Incentive o hábito, mas sem forçar.

Quer mais dicas? Mantenha atualizado com o este blog!

Escola e família rumo a leitura

Resultado de imagem para leitura

Alunos que gostam de ler apresentam desempenho superior em diversas áreas. Escrevem melhor, têm maior senso crítico, mostram mais criatividade e compreendem mais facilmente o conteúdo de outras disciplinas. No entanto, nos dias atuais, com aplicativos para smartphones e vídeos no YouTube transmitindo informações cada vez mais curtas e de forma mais rápida, ensinar os filhos a gostar de ler pode não ser tarefa simples. É aí que, mais uma vez, a parceria entre a família e a escola traz os resultados mais positivos.

A contribuição da família

Agora, um teste rápido: qual o último livro não técnico que você leu? Em poucas palavras, de qual assunto ele tratava e qual era o nome do autor? Qualquer hesitação em responder a essas perguntas torna propício lembrar que uma das mais poderosas ferramentas de educação é o exemplo. E claro, na formação de novos leitores, não é diferente. Ver os familiares lendo e conversando com prazer sobre as obras inevitavelmente desperta o interesse da criança para o mundo da leitura. Além disso, ao incentivá-la a participar da “brincadeira”, fazendo-a lembrar e recontar as suas próprias leituras, a família adiciona mais lenha nessa fogueira, fazendo do hábito da leitura o passaporte para a criança, enfim, integrar no tão almejado mundo dos adultos.
O Colégio Elite já auxiliou mais de 600 famílias na alfabetização de suas crianças. Se você observa dificuldades na alfabetização do seu/sua filho(a) fique a vontade para entrar em contato com nossos profissionais. Eles vão te ajudar com mais dicas!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Festa da família 2016

Veja os melhores momentos desta festa tradicional do Colégio Elite.