quarta-feira, 30 de março de 2016

Benefícios de estudar no contraturno


Muitos pais modernos necessitam que sua criança realize suas atividades curriculares e extracurriculares em um turno e no outro período do dia realiza propostas para o período integral/diária. Este período de permanência dos alunos na escola é preenchido com oficinas.

A proposta privilegia um rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia que vivenciam uma nova perspectiva do tempo de permanência no Colégio.

Segue alguns benefícios observados:

1. Melhora o rendimento do aluno. No período integral/diária, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar para as provas, sempre com orientação de profissionais especializados.

2. Forma alunos mais autônomos. Os alunos do período integral/diária mostram-se muito mais autônomos, são capazes de se organizar sozinhos mais facilmente para a execução das tarefas, aprendem a trabalhar em grupo e a desenvolver independência e autonomia próprias.

3. Libera os pais para o trabalho. Pais e mães precisam trabalhar fora, esta é uma realidade do mundo atual. O período integral/diária supre essas necessidades e deixa os pais mais tranquilos para usufruírem um tempo de qualidade com seus filhos.

4. Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso. As crianças que ficam sozinhas em casa, com uma babá ou cuidadora, dificilmente usará o tempo ocioso para estudar, ou para realizar atividades, via de regra ficam em frente a tevês, videogame, etc. E enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas .”

5. Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas. É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. Na escola, os alunos são assistidos por profissionais, que são polivalentes, que vão dar a essas crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade.  Quando detectado algum tipo de dificuldade no ensino regular, as professoras orientarão aos pais  sobre a forma mais adequada de trabalhar com  este aluno.

6. Oferece orientação nutricional.  Na escola, há uma preocupação em oferecer  refeições de qualidade nutricional aos alunos. Uma nutricionista elabora o cardápio das crianças.

7. Desenvolve valores sociais. Valores como compromisso social, sustentabilidade, solidariedade e convivência, fazem parte da rotina diária dos alunos, que passam a ser mais ativos e comprometidos.

8.  Recreação. O Tempo Integral/diária preocupa-se em oferecer um espaço específico para o lúdico e para as brincadeiras, onde os alunos praticam a socialização e descarregam as tensões. Assim, dentro das atividades propostas,  será proporcionado as crianças: filmes educativos, leitura recreativa e jogos diversos.

sábado, 26 de março de 2016

Massinha de modelar caseira

Passar tempo com os filhos é a melhor maneira de educa-los. Você dá exemplo, ensina e ainda diverte. Separamos uma receita de massinha para fazer com as crianças.


Material
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de chá de óleo

Modo de Fazer
Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado. Essa massinha é muito usada em animações de festa infantil que os animadores fazem a massinha na hora com as crianças e elas adoram. Para dar cor a massinha, compre corante para alimento e pingue algumas gotas.

Fonte: Personare

Check list para fazer o dever



Pais que preocupam com o aprendizado do(a) filho(a) sentem falta quando não há dever de casa nos dias programados. Por outro lado, existem aqueles que comemoram por não haver lição para aquele dia. Este contraste deve-se muitas vezes a dificuldade de administrar corretamente o momento do aprendizado em casa.

Será que por você não conseguir uma boa atitude de seu(sua) filho(a) no para casa, deve desistir de ensina-lo(a)? Críticos apontam que a lição de casa é pensada considerando que a criança encontrará em casa as mais perfeitas condições para realizar as atividades propostas. Não desista quando houver dificuldades, tenha paciência, demonstre confiança para seu(sua) filho(a) e crie um ambiente motivador. Às vezes, o que a criança precisa é apenas de se concentrar. Confira este check-list todas as vezes que começar a ensinar:

NECESSIDADES
Ninguém consegue prestar atenção com fome ou com vontade de ir ao banheiro. Peça sua criança para suprir suas necessidades antes do para casa.

LUZ
Locais mal iluminados provocam sono, já a luz desperta. Portanto, utilize locais claros, mas não exagere já que o excesso de luz causa problemas na visão.

BAGUNÇA
Quanto menos objetos em cima da mesa melhor. Organize também o ambiente para não distrair.

SILENCIO
Desligue televisão, rádio, computador, tablet, celular e quaisquer equipamentos eletrônicos que podem tirar a concentração. Retirar os animais do ambiente também é recomendável.

FIQUE PERTO
Enquanto sua criança está fazendo dever, o que você faz? Permita que este momento seja dedicado somente para isso e não para outras tarefas domésticas. Está certo que dependendo da idade do(a) seu(sua) filho(a) você pode deixa-lo(a) mais independente, mas é recomendável verificar o conteúdo quando ele(a) finalizar.

Seguir esta lista poderá melhorar o desempenho nas lições, mas não se esqueçam: toda mudança é difícil, mas para vencer só depende de vocês.