Bate aquele frio na barriga quando chega o período de férias escolares? Os filhos animados, os amiguinhos se despedindo, as festas de Natal… Diante desse turbilhão de expectativas, você só pensa no pavor que chega nos primeiros dias de janeiro quando as crianças costumam encarar seus pais com aquela cara de tédio e o desejo de entretenimento.
Mas, calma! Existem maneiras produtivas de saber como entreter os filhos durante as férias escolares, somando diversão e aprendizado e diminuindo o estresse. Respire fundo, pegue um refresco e confira!
Organize seu orçamento
Você já faz os cálculos todos os dias sobre as compras da semana, a escola, o transporte, os livros escolares e os passeios, não é?
Na hora das férias, a organização financeira é ainda mais relevante. É muito importante reservar um percentual do orçamento, durante o ano, para esse período. Se você guarda dinheiro para viajar, guarde um pouquinho mais para as atividades de férias. Não deu para guardar esse ano? Então, aproveite o momento para gastar menos.
Nos próximos tópicos, vamos dar algumas dicas de como você pode economizar mais no dia a dia.
Cozinhe com os pequenos
Esse ponto é fundamental – inclusive se as crianças forem para a escolinha. Crianças de todas as idades podem ajudar em atividades culinárias. Reserve um tempo para preparar lanches, comidas simples e refeições mais complexas, solicitando a ajuda deles com atividades que estejam de acordo com a sua coordenação motora. Eles podem ajudar quebrando ovos ou misturado um bolo com você.
Além de ser uma atividade divertida e de interação, você economiza bastante, já que não precisará levá-los até algum restaurante!
Procure atividades gratuitas
Nem tudo custa caro. O período de férias pode ser repleto de atividades de entretenimento gratuitas, das artes plásticas ao teatro.
Procure nos jornais ou nos sites da sua cidade atividades gratuitas ao ar livre, de dança, música ou teatro, principalmente durante a semana. Casas de cultura, museus e parques também são ótimas pedidas, pois a programação de férias é sempre bem recheada. Além disso, esses locais oferecem cursos gratuitos para crianças durante as férias, que ensinam desde pintura até a gravação de documentários.
Agora, preste atenção na próxima dica: ela é surpreendente.
Faça a criança participar da organização da casa
Talvez você não acredite inicialmente, mas é verdade: quando a criança participa da arrumação dos brinquedos e armários, por exemplo, novos mundos podem ser descobertos.
As férias são o momento ideal para a organização da casa. Mas não centralize as tarefas: convide os pequenos a colaborar com a organização de acordo com a idade deles.
Ajudar a separar brinquedos, roupas e materiais didáticos para doação. Esta será uma boa oportunidade para redescobrir coisas usadas que estão em casa, organizar os armários e facilitar muito mais a sua vida durante o ano.
Contato direto com os pais dos amigos
Em algum momento, encontrar os coleguinhas da escola vai fazer falta. As crianças estão acostumadas a conviver com eles todos os dias e podem sentir a sua falta nos meses de férias.
Portanto, anote os telefones, endereços e e-mails dos pais e mães dos coleguinhas para combinar atividades durante as férias.
Pode ser uma festa do pijama, uma tarde de lanches em casa, um jantar e até mesmo uma sessão de cinema em casa. O mais importante é manter o convívio!
Inclua os pequenos na elaboração do plano de viagem
Muitos pais ficam extremamente estressados na hora da viagem, pois acumulam funções – além de organizar as responsabilidades de casa, família e dinheiro, ainda se tornam mestres do entretenimento das crianças. Não precisa ser assim!
Se você agendou uma viagem de férias, coloque as crianças como responsáveis pela sua organização, desde ajudar a montar a lista das suas próprias malas como pesquisar as atrações do local e o que querem conhecer. Combine com eles o que querem levar para momentos de tédio, como dias de chuva ou programações frustradas. Acredite: as crianças vão adorar essa autonomia e isso reduzirá bastante o seu estresse!
Registre os melhores momentos
Fotos, vídeos, desenhos, até mesmo textos. Faça com que seus filhos guardem boas lembranças do período de férias e deixe essas lembranças à vista: no fundo de tela do tablet, no mural do quarto, nos porta-retratos, na porta da geladeira.
Mesmo que alguns momentos de estresse ocorram, as boas lembranças serão o diferencial das férias dos seus filhos. Você não precisa ir à Disney ou viajar para um resort de luxo: quando as crianças olharem as fotos das atividades com você, seus parentes ou amigos, vão recordar daqueles bons momentos e querer repeti-los nas próximas férias. Então, faça questão de documentar e registrar esses ótimos momentos, pois isso vai fazer a diferença no futuro!
Tem outra dica? Usou alguma dessas dicas nas férias das crianças? Deixe aqui seu comentário e compartilhe as suas experiências.